A Mulher na Canção é uma apresentação musical com canções de 24 compositoras brasileiras gravadas até meados de 1960, realizada a partir da pesquisa de conclusão de curso de pós-graduação em Canção Popular da cantora e compositora Denise Mello.
A apresentação musical mescla canções e informações sobre as compositoras, e conta com a cantora e violonista Denise Mello, além do cantor e compositor Victor Mendes que utiliza o violão e a viola caipira. Denise convida o público a discutir o lugar da mulher na canção num ambiente descontraído e participativo.
Com a projeção de fotos das compositoras, o público é convidado a cantar canções de grandes compositoras-cantoras como Dolores Duran e Maysa e a conhecer canções de Carmem Miranda e Dora Lopes, entre outras.
MELLO, Denise. CompoStar : a arte de compor e cantar. 2017. Arq. PDF. TCCP (Especialização em Canção Popular) – Faculdade Santa Marcelina, São Paulo, 2017. Disponível em: <http://pergamumweb.santamarcelina.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000069/000069f4.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2017.
Duração: 120 minutos
ARTISTAS:
DENISE MELLO é cantora, compositora, violonista, locutora, psicóloga e professora de canto popular e locução. Iniciou sua carreira aos 14 anos, quando foi considerada cantora revelação em um festival de música brasileira em São Paulo. Nesta mesma época, despertou interesse pelo estudo de harmonia e violão popular, instrumento que a acompanha em shows, composições e aulas ministradas. Gravou o álbum “Nada que se sente é em vão” (2011) em parceria com o produtor musical Cássio Calazans, um projeto que marcou sua estréia como compositora. Uma das canções do álbum, “Fica em Segredo” (Alexandre Leão, Manuca Almeida e Carlos Colla), fez parte da trilha sonora da novela Cúmplices de um resgate do SBT em 2015/2016.
Seus projetos artísticos atuais são: “Nada que se sente é em vão”, composto por canções do CD de mesmo nome; “Nós e o Tom”, interpretando canções de Tom Jobim e parceiros, com Luiz Roberto Oliveira (violão) e Flávio Franco Araújo (piano); “As Divas”, com canções interpretadas por cantoras do Jazz e da Bossa Nova, com Eder Sandoli (guitarra) e Maurício Biazzi (baixo acústico).
Em 2017, Denise concluiu o curso de Pós-Graduação “Canção Popular: criação, produção musical e performance” com o Trabalho de Conclusão de Curso “CompoStar: a arte de compor e cantar” na FASM. Esta pesquisa estudou a composição feminina ao longo da História da MPB, de Chiquinha Gonzaga a cantoras-compositoras da atualidade.
VICTOR MENDES é violonista e compositor. Começou a tocar violão aos 11 anos e posteriormente a estudar viola caipira por conta própria. A pesquisa do instrumento abriu caminho para um vasto repertório de música brasileira e foi definitivo para a formação de sua identidade musical. O interesse pelo universo da música caipira levou a realização de seu primeiro disco Puisia (2014) com o grupo Trio José, formado por ele e Danilo Moura. Seu segundo disco é resultado da parceria com o poeta mineiro Paulo Nunes, autor da maioria das letras. Com uma ambientação acústica, violão e viola estão sempre presentes, criando uma singular identidade sonora. Este trabalho foi contemplado com o prêmio PROAC de circulação de circulação de espetáculos de canção em 2016 e já passou por diversas cidades de São Paulo. Site: www.victormendes.com.br